Consumo e Produção Responsáveis

12 icon consumo e produção responsáveis
COMPOSTAGEM DOS RESÍDUOS SÓLIDOS DA ESTAÇÃO DE TRATAMENTO DE EFLUENTES

Uma das grandes dificuldades atualmente é identificar a alternativa mais adequada, do ponto de vista ambiental, para destinação do resíduo de lodo proveniente de estações de tratamento de efluentes. Na Nitriflex, 55% de todo resíduo sólido é proveniente da ETE. Em 2020 foi gerada cerca de 100 toneladas por mês desse resíduo, o que seria um enorme passivo ambiental se não fosse destinado de forma adequada. Com o intuito de fornecer uma destinação mais sustentável para seus resíduos, a Nitriflex, em parceria com a Organosolo, realizou todos os testes necessários para avaliar a possibilidade de compostagem e desenvolveu, em 2020, a solução para evitar que a Nitriflex continuasse enviando o lodo gerado em seu processo para aterro sanitário. Um projeto capaz de, não somente tratar o resíduo, como também promover a valorização e transformação desses resíduos em produtos que agregam valor para outros segmentos.

ver mais
Pós-consumo sustentável

A estratégia da Braskem de transição para uma economia circular está pautada em soluções de reciclagem mecânica e química. Assim, atuamos em parceria com outros elos da cadeia do plástico para fortalecimento da reciclagem mecânica, transpondo barreiras técnicas e logísticas para garantir um material reciclado de qualidade e em quantidade. Também continuamos a trabalhar no aprimoramento de tecnologias e soluções para a reciclagem química, ou seja, a transformação dos resíduos plásticos em insumos químicos, combustíveis ou matéria-prima para a fabricação de novos produtos plásticos. Em 2020, atingimos um total de 7,3 mil toneladas de resinas com conteúdo reciclado vendidas.

ver mais
Logística Reversa de Embalagens

A Cabot Brasil possui um programa de logística reversa das embalagens de nossos produtos desde 2003, porém em 2020 foi realizado um trabalho entre as áreas em um projeto Lean, identificando as necessidades para aumentar a taxa de retorno destas embalagens. Quando retornam, as embalagens passam por uma criteriosa inspeção e chegam a ser reutilizadas até 7 vezes, aumentando a taxa de retorno de 61% para 93%

ver mais
Ultrafilm 5000

Coalescente 100% renovável que permite obter tintas arquitetônicas zero VOC para ambientes externos e internos. A tecnologia do ULTRAFILM® 5000 desenvolvida pela Oxiteno melhora a resistência ao leaching e lavabilidade das formulações e é resultado de mais de cinco anos de extensa pesquisa envolvendo os especialistas em Coatings de Marketing, P&D e Processos. Devido a sua alta compatibilidade, o ULTRAFILM® 5000 assegura uma formação de película de tinta altamente eficiente. Dessa forma, com um filme mais uniforme e coeso, a tinta apresenta acabamento superior e maior resistência à água e lavabilidade, além de menor tendência ao leaching ou extração de sais solúveis (alteração de cor e brilho da tinta final) e ao acúmulo de sujeira (dirt pick-up), problemas observados principalmente em tintas de aplicação ao exterior.

ver mais
Programa Desperdício Zero

A White Martins tem como um de seus compromissos desenvolver soluções que não só atendam as demandas atuais, como também contribuam para construir um futuro mais eficiente, verde e saudável. Os esforços dedicados ao crescimento sustentável visam atender de forma plena os clientes, as comunidades em que opera e o meio ambiente. O Desperdício Zero é o principal programa da White Martins para a gestão de resíduos, lançado em 2011 pela Linde, controladora da White Martins. A iniciativa global conta com alto engajamento das lideranças e das equipes e tem como foco evitar o envio de, pelo menos, 90% dos resíduos gerados para aterros sanitários, garantindo a eles destinos mais sustentáveis, como o reaproveitamento, a reciclagem e a compostagem. Em 2021, contou com a participação de 113 unidades que desviaram mais de 19 mil toneladas de resíduos de aterros, resultando em um índice de 96,2%. Atualmente, mais de 700 unidades da Linde em todo o mundo participam do projeto.

ver mais